quarta-feira, 20 de novembro de 2013

As Quatro Revoluções Industriais

                                     


          A primeira Revolução Industrial aconteceu com a descoberta do ferro e do carvão. Com isso estradas de ferro foram construídas e o trem foi inventado. O conceito transporte talvez tenha ganho outro significado e esta primeira Revolução Industrial marcou o mundo.


           A segunda Revolução Industrial marca a descoberta da energia elétrica e do uso do petróleo como combustível. Não é nem necessário dizer o impacto que tais descobertas trouxeram ao mundo em diversos aspectos. Não é possível se pensar em demais avanços sem falar em energia e combustível.


               Logo após a Segunda Grande Guerra, a economia internacional começou a passar por profundas transformações. Elas caracterizam a Terceira Revolução Industrial, diferenciando-a das duas anteriores, uma vez que engloba mudanças que vão muito além das transformações industriais. A terceira Revolução Industrial é mais recente. É a revolução tecnológica. A Internet, e principalmente a WWW, globalizou o mundo.


                Conhecimento e comunicação é a quarta Revolução Industrial. Sobreviverão as organizações que tiverem conhecimento diferenciado, conhecimento de marketing, logística, administração e demais áreas funcionais. Além disso, tudo deve comunicar de forma simples, objetiva e sem excesso, pois este excesso pode ser o erro. Profissionais da mesma forma devem ter amplo conhecimento, ser bom não basta mais, tem que ser diferente, tem que agregar conhecimento à estrutura da organização.


Um comentário: